Postagem em destaque

Reportagem do Portal Mojuí na Íntegra é hostilizada em escola do município

Na manhã de hoje, 11 quando nosso repórter Arnaldo Santos foi à escola Municipal Arthur Calazans no bairro Alto Alegre em Mojuí dos Campos ...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

STTR de Mojuí dos Campos inicia Seminários sobre o Cadastro Ambiental Rural

A chuva dificultou a chegada de agricultores ao seminário
No último sábado 11 foi realizado o primeiro Seminário denominado: “Compartilhando informações e Integrando Saberes sobre o CAR” do projeto coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mojuí dos Campos – STTR/MC.
O seminário teve como sede a comunidade Baixa da Onça teve como público alvo moradores de 12 comunidades da Região: Santarém Jabuti.
Devido à chuva forte que caiu naquela manhã ficou difícil à chegada das pessoas ao local, mas mesmo assim o seminário foi realizado, que além de moradores e diretoria do Sindicato teve a presença de representante da Emater, Projeto CAR Oeste do Pará e Fetagri.
O presidente do STTR em entrevista a reportagem agradeceu ao recurso oferecido pelo Fundo Dema e Fundação Ford para a execução do projeto de esclarecimento da população rural de Mojuí dos Campos sobre o CAR e também ao STTR de Santarém, Emater e Fetagri pela parceria.
Valdir - presidente do STTR/MC
De acordo com Valdir é necessário o esclarecimento para que a população possa acelerar a busca por seu cadastro ambiental rural e que ele possa ser tirado de forma responsável. “apesar da chuva que dificultou a chegada dos agricultores podemos dizer que o seminário foi bom por que esclareceu muita coisa. Esse é o primeiro e outros vão ser realizados”
Uma das preocupações de Valdir com o Cadastro é com os moradores do PAC BOM SOSSEGO. Cadastro não pode ser feito naquela região pela mesma encontrar – se embargada pela Justiça. O sindicalista pediu a Justiça que se manifeste em favor daquela população.
Os seminários que vão ser realizados em Mojuí dos Campos contam com a parceria do Projeto CAR Oeste do Pará do STTR de Santarém que tem como objetivo principal fomentar o CAR participativo, como relatou o Coordenador Jorge Oliveira que participou do seminário como palestrante.
Jorge Oliveira coordenador Projeto CAR Oeste do Pará
A nossa experiência está sendo muito apreciada em todas as regiões do país e aqui não é diferente, viemos para compartilhar nossa experiência e nosso conhecimento. Por que entendemos que é preciso que o agricultor compreenda como ocorre a elaboração do CAR, que ele participe da elaboração para que o documento contenha todas as informações do seu imóvel, pois este documento vai conter todos os dados e vai acompanha-lo para toda a vida- informou Jorge.
O próximo seminário será na comunidade Boa Sorte e vai atender as comunidades da Região Curuá Una.
EMATER tem parceria com o STTR para emissão do CAR.
Durante o Seminário os moradores foram in
formados sobre a parceria existente entre a EMATER – escritório de Mojuí dos Campos e STTR para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural.

De acordo com André Sousa que representou a EMATER os agricultores devem procurar a sede do STTR e para fazer a solicitação de elaboração do CAR. Com as demandas em mãos o STTR repassará a EMATER que enviará técnicos até as comunidades nas propriedades dos agricultores para a coleta de dados.
Na parceria também o STTR servirá o serviço de internet para que os técnicos acessem a plataforma de elaboração do CAR.
Além da EMATER a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também dispõe de técnicos que fazem a coleta de dados para a elaboração do CAR conforme informou André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário