Postagem em destaque

Reportagem do Portal Mojuí na Íntegra é hostilizada em escola do município

Na manhã de hoje, 11 quando nosso repórter Arnaldo Santos foi à escola Municipal Arthur Calazans no bairro Alto Alegre em Mojuí dos Campos ...

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Gelo de escama está matando de câncer de estômago a população.

Temperatura a cada ano aumentando e a melhor maneira de refrescar é tomando uma água gelada. E no interior onde não tem energia elétrica ou ainda não deu para compra uma geladeira? A saída é gelo. E qual gelo? O de escama. É mais barato.
E esse consumo que a cada dia aumenta estar contribuindo para o auto índice de pessoas acometidas de câncer na região.
foto: Eduardo Enrique
Essas informações foram repassadas ao Blog de forma preocupante por Raimundo Ferreira da Divisão de Vigilância Sanitária- DIVISA.
Para o servidor isso acontece devido o uso de aditivos acima do normal na produção do gelo. E isso não é aceitável  pelo organismo do ser humano, pois já foi constatado pela DIVISA em algumas ações.
"Com as ações já chegamos até a fechar algumas fabricas visando melhorar a produção do gelo de escama. O que foi ainda recomendamos é o gelito que usa os aditivos de acordo com as normas de produção estabelecidas, relatou seu Raimundo destacando a amônia e a barrilha como aditivos usados além do que é suportável ao organismo humano.
Os resultados de estudos já forma repassados ao MP e a DIVISA tem papel de alertar a população principalmente a ribeirinha grande consumidora de gelo de escama.
Além do uso na água consumida para matar a sede, o gelo também é usado para a conservação de peixes e a água do degelo acaba entranhando no peixe e o deixa contaminado.
Nas embarcações que fazem linhas na região o gelo de escama também é bastante usado para servir água gelada e para isso os responsáveis pelas embarcações despejam o produto diretamente nas garrafas com água.
"A população tem que ter cuidado para evitar problemas d saúde futuro, pois os médicos da região ainda não conseguem dar diagnostico quando um paciente se queixa de problemas estomacais sobre a origem de uma gastrite ou ulcera e acabam sacrificando a farinha de mandioca e seus derivados quando na realidade e quando na verdade é o gelo de escama o responsável por tais doenças", finalizou Raimundo Ferreira.
Por: Eduardo Enrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário