Postagem em destaque

Reportagem do Portal Mojuí na Íntegra é hostilizada em escola do município

Na manhã de hoje, 11 quando nosso repórter Arnaldo Santos foi à escola Municipal Arthur Calazans no bairro Alto Alegre em Mojuí dos Campos ...

segunda-feira, 13 de março de 2017

Uma partida que deixa várias lacunas e apontas novas saídas

Resolvi iniciar minha matéria com uma história que ouvir de um Sr feirante da comunidade Boa Fé, domingo passado 05, (esqueci-me de perguntar-lhe o nome, mas assim que tiver vou citá-lo aqui) dentro de um ônibus por volta de 01h20min da tarde quando retornávamos de Santarém após uma jornada concluída.
O Sr me contou que ouviu a história durante uma pregação em sua igreja e é mais ou menos assim: “Em um naufrágio um servidor fiel de Jesus viu seu filho e um homem desconhecido perdendo para as fortes maresias e correndo o risco de morrerem afogados e tendo em suas mãos apenas uma boia salvas vidas e tinha que escolher a quem jogar: ao seu filho sangue do seu sangue ou ao desconhecido. E por incrível que pareça o servo fiel jogou a boia para o desconhecido, salvando e deixando seu filho se afogar. Alguém perguntou, mas Sr por que o desconhecido e não seu filho? O servo prontamente explicou: meu filho, eu conhecia, sabia que era servo fiel e andava segundo a lei do Sr, ele morreu para esse mundo, mas vive para Deus, já o desconhecido eu não sabia para onde iria se viesse a morrer, precisava dar uma chance para que pudesse reconhecer sua vida passada e começar uma nova vida”.
Na última semana a cidade de Mojuí dos Campos perdeu Evelyn Taysa Costa Nogueira uma jovem muito querida e tida como uma grande pessoa não só por sua família, nem por sua igreja, mas por muita gente da cidade que via nela uma pessoa dedicada e que atendia em seu trabalho com alegria mostrando que veio para servir a Deus nas pessoas.
Esse reconhecimento foi notado na repercussão que envolveu a Taysa desde o acidente que a levou a morte até seu sepultamento. O momento, mas forte foi durante o período que passou na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Santarém quando as pessoas se uniram em orações e força espiritual para que seu quadro clinico fosse revertido, pois as informações que chegavam deixavam claro que sua sobrevivência necessitava de um milagre. Das mais diferentes denominações religiosas cristãs e pessoas chegavam mensagens de força e pedidos de oração em favor da saúde de Evelyn Taysa, mensagens que dominavam as conversas nos grupos de wattsapp. Destaque para o Portal Mojuí na Íntegra, onde sua tia Maria Melo, a Du Santos como é conhecida deixava todos os amigos informados.
Infelizmente não foi possível mantê-la entre nós, pois sua morte foi confirmada pela equipe médica na noite de sexta-feira, 10. Mas seguindo sua vontade de servir e ajudar as pessoas, a família concordou em doar seus órgãos e isso custou horas de paciência. Como se não bastasse às horas tensas e de aflição que tiveram que suportar na luta por sua sobrevivência, agora que tinham que aguentar horas para ter seu corpo liberado e poder prestar juntamente com amigos suas homenagens. Mas para fazer a doação tiveram que aguardar por 24 horas após a confirmação de seu falecimento e mais 06 horas para ser liberado do Instituto Médico Legal.
A partida dessa jovem nos aponta algumas saídas que podem contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e conscientizada e aqui menciono algumas e cabe a você leitor poder tirar suas conclusões e poder ter outras saídas a apontar: Alegria naquilo que faz, atendendo bem as pessoas e andar na presença de Deus, guardando seus mandamentos; sensibilidade das pessoas e união de todos por causas comuns, mostrando que não há diferenças religiosas, sociais e ideológicas em lutar pela vida e que muitas vidas podem ser salvas se tivermos atenção e por fim um pouco mais de responsabilidade ao andar pelas estradas, causa da perda, pode manter entre nós o que mais temos de importante: nossos familiares, amigos, parceiros... Seres humanos. E você? Vê alguma saída nessa partida? Pense, reflita e conclua.
Para finalizar não poderia deixar de exaltar a Dona Maria Melo, a Du Santos que se dedicou nesses instantes finais, mostrando a força feminina de fibra e de luta e esperança como também de fé em Deus. Essa senhora foi incansável em manter nos informados, sobre tudo do que ocorria nas dependências do Hospital e também clamando por socorro. De minha parte (portalmojuinaintegra.blogspot.com) meu agradecimento por suas informações, pois como tantos, tentamos também ajudar e torcíamos pela sobrevivência da Jovem. E outro destaque foi a atitude da professora, liderança da Comunidade Católica São Pedro e comunicadora popular Dalva Gomes que dedicou o Programa a Hora da Misericórdia de sua comunidade para homenagear a jovem Evelyn Taysa, a quem carinhosamente chama de menina Taysa mostrando que entre os cristãos não há diferenças, apenas formas de buscar a Deus. A professora durante a uma hora de programa exaltou a jovem em suas ações junto as pessoas.
Foto enviada no Grupo de Wattsap Portal Mojuí na íntegra


Agora por fim a matéria
Foi sepultado na tarde do último domingo 12, no cemitério Santo Antônio no centro de Mojuí dos Campos o corpo de Evelyn Taysa Costa Nogueira vitima de acidente as proximidades da Comunidade Boa Fé km 05 da PA 431.
De acordo com as informações o acidente ocorreu por volta de 12h30min de quarta-feira 08, quando a moto conduzida pelo irmão de Taysa tentou fazer a ultrapassagem de uma carreta, ambos seguiam sentido Mojuí dos Campos – São José/ BR 163. Na tentativa a moto invadiu a pista contrária e se chocou de frente com um veículo que seguia para Mojuí dos Campos. Como choque o corpo de Taysa foi atirado contra o asfalto, batendo fortemente com a cabeça.
Taysa foi socorrida e levada desacordada ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém, sendo internada na reanimação da Unidade de Terapia Intensiva devido aos sangramentos que apresentava pelas vias nasais.
Na quinta-feira, 09 pela manhã em contato com nossa reportagem Maria Melo tia de Taysa falou de sua preocupação com o tratamento dado a jovem, pois até aquela manhã familiares, não sabiam qual o estado clinico da internada.
Por volta de meio dia saiu o primeiro boletim médico apresentando 95% de comprometimento da massa encefálica e que se avançasse nas próximas 24 horas Evelyn Taysa poderia ter morte cerebral. Essa informação se seguiu pelos próximos boletins até que sexta-feira, 10 no momento que completaria as 24 horas a família e amigos entraram em aflição mas foram acalmados de pelos médicos segundo Maria de que Evelyn continuava com os 5% de chance de sobreviver e que a qualquer momento poderia reagir.
O HOSPITAL EMITIU UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO NA SEXTA FEIRA
Nota Hospital
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que a paciente Evelyn Taysa Costa Nogueira, foi entubada, passou por tomografia e foi detectado um sangramento no cérebro. No primeiro momento esse sangramento não tinha indicação para se fazer uma cirurgia. Foi observado piora do quadro clinico da paciente e a equipe de Médicos do Hospital Municipal decidiu fazer uma segunda tomografia.
Ainda segundo o hospital, nessa segunda tomografia foi confirmado aumento do sangramento e edema cerebral, observando-se que a paciente estava em coma. Foi decidido então, o desligamento da sedação para observar respostas da paciente. 24 horas depois foi constatado que a paciente não havia respondido, e então foi iniciado o protocolo de morte encefálica que consiste na realização de três exames e será concluído neste sábado.
A Semsa reforça que não está confirmada a morte cerebral da paciente Evelyn Taysa Costa Nogueira, somente depois do terceiro exame que será realizado na manhã deste sábado é que os médicos podem confirmar qualquer informação.(G1 Santarém e Região)

Todos tranquilizados, mas a 00h08min de sábado, 11 um áudio de Maria no Grupo de Wattsapp Portal Mojuí na Íntegra, pois fim as esperanças dos que acreditavam na sobrevivência de Evelyn. “Estou aqui na UTI, a Taysa acaba de falecer, o médico mandou nos chamar e... ela morreu. Agradeço a todos” noticiou Maria.
Pela manhã de sábado, 11 já haviam pessoas na casa da família se solidarizando e foram informados que pelas 04 horas da tarde o corpo de Taysa deveria chegar a residência, pois como era doadora de órgãos teriam que esperar profissionais de Belém para captá-los. Do Hospital Municipal de Santarém o corpo de Evelyn foi levado para o Hospital Regional e por um atraso da aeronave, os familiares foram informados que o procedimento de capitação dos órgão fora alterado para as 21 horas, mas que 23 horas estaria liberado.
De acordo com familiares e amigos que acompanhavam o desenrolar dos procedimentos o horário prometido foi cumprido, mas do Regional o corpo de Taysa foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) chegando por volta de 01h20min da madrugada deste domingo, 12 e lá tiveram que esperar a boa vontade do Médico de plantão, que apesar de estar de plantão, não estava no local de trabalho, estava em sua residência e avisou a atendente por telefone que só chegaria as 06h00min horas da manhã. E foi o que aconteceu. Conforme informou Jailson Alves prefeito do município que acompanhava a família.
As 06h00min horas o médico apareceu fez os procedimentos de necropsia e liberou o corpo a família que trouxeram para Mojuí dos Campos, chegando a casa de seus pais por volta de 08h23min.

O funeral de Evelyn Taysa iniciou na casa de seus pais na rua Estrada de Rodagem (PA 431) no Bairro Esperança e foi concluído no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Rua Antônio Walfredo (PA 445) no Bairro Cidade Alta I, onde a Jovem congregava e era primeira regente do Coral. Da igreja saiu as 17h30min o cortejo fúnebre para o Cemitério Santo Antônio, no Centro da Cidade onde ocorreu o sepultamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário