Postagem em destaque

Reportagem do Portal Mojuí na Íntegra é hostilizada em escola do município

Na manhã de hoje, 11 quando nosso repórter Arnaldo Santos foi à escola Municipal Arthur Calazans no bairro Alto Alegre em Mojuí dos Campos ...

terça-feira, 14 de março de 2017

Está aberto o processo para emissão de carteiras estudantis de meia passagem intermunicipal

Teve início nesta segunda-feira, 13, e prossegue até o dia 12 de maio deste primeiro semestre, o credenciamento dos estabelecimentos de ensino e alunos junto à Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal do Estado do Pará para a emissão de carteiras estudantis de meia passagem intermunicipal para o ano de 2017.
Esse período de refere ao credenciamento dos estabelecimentos de ensino - conforme critérios da Resolução nº 02/2010 da Comissão - junto à comissão gestora; e também para o cadastro de novos alunos que no exercício de 2017, nas instituições nas quais eles estejam devidamente matriculados. Essas instituições de ensino enviarão as listas dos alunos matriculados à comissão gestora.
O cadastramento das instituições de ensino público e privado serão realizados diretamente junto à comissão gestora, sendo de inteira responsabilidade dessas instituições encaminhar a relação dos alunos devidamente matriculados, em formato Excel.
A comissão alerta que não serão aceitas as solicitações de carteiras estudantis que não estejam corretamente preenchidas com os dados do aluno.
Credenciamento – O modelo de formulário/requerimento e os critérios da Lei da Meia Passagem Intermunicipal estarão disponíveis no site da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), www.arcon.pa.gov.br e no da comissão gestora, em sua página no Facebook.
O formulário de inscrição deve ser acompanhado de uma foto 3X4, com fundo branco; declaração de que o aluno encontra-se regulamente matriculado e o curso respectivo; cópias da carteira de identidade (RG) e do CPF; cópia do contracheque ou da declaração de imposto de renda do aluno ou de seu responsável financeiro (caso o aluno seja menor de idade); comprovante de inscrição no PROUNI, para alunos da rede privada, comprovante de endereço de residência (conta de água, luz ou telefone), em nome do aluno ou de seus pais. Tudo deve estar devidamente assinado pelo aluno e representante da instituição de ensino.
Para Deize Sá, membro da comissão, representante da Arcon, as instituições de ensino já podem enviar a documentação dos alunos e assim ajudar a agilizar o processo. “Estamos preparados para receber os documentos e começar o processo de credenciamento. Nosso objetivo é que não haja atrasos e que todos tenham em mãos, brevemente, as carteiras”, analisou Deize.
A reunião da comissão – que é formada por representantes da Arcon, do SETIPEP (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Pará), da Casa Civil e da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) – foi realizada na última semana, no dia 9, quando foram decididas as datas dos procedimentos relativos ao credenciamento dos estabelecimentos de ensino e alunos para o processo de emissão de carteiras estudantis para o exercício de 2017.
Serviço:
Credenciamento para emissão das carteiras estudantis de meia passagem intermunicipal, no período de 13 de março a 12 de maio. Informações pelo site www.arcon.pa.gov.br ou na sala da Arcon, no segundo andar do Terminal Rodoviário de Belém, no bairro de São Brás, e também pelo número (91) 3246-7820.  (Informações da Ascom/ Arcon).
O Blog do Eduardo Enrique entrou em contato com Andreia Magalhães Supervisora da ARCON em Santarém para saber se como os estudantes devem proceder aqui na Região para obter o documento. Andreia assegurou as informações do site do órgão afirmando que os estudantes devem entrar no site, imprimir o formulário, preencher e levar a universidade.  A universidade é a responsável de enviar os formulários a Belém.Com relação a alguma adequação por parte das empresas, Andreia garantiu que não existe pois a carteirinha só serve para o estudante pagar meia passagem.
Atualmente os estudantes de Mojuí dos Campos e Belterra tem o benefício de meia passagem nos intermunicipais apresentando a carteirinha das associações estudantis de Santarém. Para eles e seus pais os intermunicipais poderia se adequar aos urbanos de Santarém e possuir bilhetagem eletrônica.
Em contato pela Página oficial da Arcon tivemos as seguintes informações como segue abaixo a conversa que tive com Organização governamental
09:28
Blog:Bom dia. Onde obter o formulário para carteira estudantil

ASCOM-ARCON Bom dia
No site da Arcon www.arcon.pa.gov.br (lado esquerdo, parte inferior da página)
ARCON-PA - Bem-vindo
Conheça a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará
arcon.pa.gov.br

Blog: Já fui la em formulários não aparece qual é?
ASCOM-ARCON http://www.arcon.pa.gov.br/site/attachments/article/2/REQUERIMENTO%20ALUNO%202013.pdf
www.arcon.pa.gov.br
arcon.pa.gov.br
Na página principal, lado esquerdo inferior, quadrinho de meia passagem

Blog: outra essa carteira é para todos os níveis de estudantes. Ou só para o Superior? Pois na minha cidade, Mojuí dos Campos, temos estudantes do fundamental, médio técnico que precisam do transporte

ASCOM-ARCON: Bem, mas a meia passagem só é válida se o estudante se desloca de um município para outro. Assim, por exemplo, se o aluno mora em Mojuí dos Campos e precisa se deslocar pra estudar em OUTRO município
E nesse caso, a escola precisa cadastrar esses alunos e mandar essa listagem para a Arcon. O cadastramento começa com a escola.

Blog: Sim esses estudantes se deslocam para escolas em Santarém.

Então, a escola delas em Santarém precisa fazer a listagem desses alunos matriculados e mandar para a Arcon, até o dia 12 de maio. Como em disse, o cadastramento começa com a escola.                      
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário